A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado LTDA (Expocacer) é reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, por seu protocolo próprio de sustentabilidade, o ECO – Expocacer Controle de Origem. Considerado agora um Programa de Promoção de Boas Práticas Agrícolas, o ECO foi oficialmente reconhecido com publicação no Diário Oficial da União no último dia 17, atestando que atende aos requisitos da Portaria MAPA n° 337, de 8 de novembro de 2021. i333h
O ECO é um protocolo desenvolvido pela Expocacer para garantir que seus cooperados sigam práticas sustentáveis dentro dos princípios ESG (ambientais, sociais e de governança). Com essa validação, a cooperativa fortalece seu compromisso com a sustentabilidade, oferecendo aos mais de 740 cooperados a verificação e certificação que comprovam sua conformidade com as boas práticas agrícolas. Além disso, o protocolo assegura que os cafés produzidos atendem aos rigorosos padrões exigidos pelos mercados nacional e internacional.
De acordo com Farlla Gomes, Gerente Técnica de Sustentabilidade da Expocacer, a implementação do ECO teve início em 2023, com o objetivo de verificar 100% de seus cooperados e armazéns parceiros comerciais. “O protocolo já é validado pela Global Coffee Platform (G) e agora o reconhecimento pelo MAPA confirma o nosso compromisso com a sustentabilidade real, com impacto positivo, fortalecendo ainda mais nossa competitividade e ampliando as possibilidades de crescimento para todos.”
O processo para aquisição do ECO inclui auditorias internas e auditorias de segunda parte, cujos resultados são compartilhados publicamente em um relatório ESG, garantindo total transparência no processo. Com foco em planejamento estratégico e na implementação progressiva de boas práticas, o ECO possui um ciclo de três anos, promovendo uma jornada de sustentabilidade que eleva os padrões da cafeicultura e da produção de cafés com denominação de origem.
“O ECO é um protocolo inclusivo que atende produtores de diferentes portes, dos pequenos aos grandes, garantindo que todos tenham o às ferramentas necessárias para produzir cafés de excelência, seja em qualidade, seja em respeitabilidade socioambiental”, destaca Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer.
Sobre a Expocacer – Criada em 1993 e localizada em Patrocínio (MG), a Expocacer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado LTDA é reconhecida pela promoção da qualidade do café e pelo trabalho de seus cooperados no Brasil e no mundo. A cooperativa realiza importantes iniciativas socioambientais e movimenta a economia local. Sua infraestrutura inclui dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas e atualmente atende a mais de 740 produtores, com exportações para mais de 35 países em todos os continentes.